Vitaminas lipossolúveis

As Vitaminas

Todas as vitaminas, minerais e comida onde encontrar vitaminas.

As vitaminas são substâncias orgânicas importantes para o bom funcionamento do corpo e para nós para se sentir saudável com ânimo.

Imágen de Vitaminas lipossolúveis

As vitaminas solúveis em gordura são muito importantes para as funções corporais básicas no corpo e no sistema nervoso.

O que são as vitaminas lipossolúveis?

Estas vitaminas solúveis em gordura se dissolvem em óleos e gorduras. Ao contrário que as solúveis em água, as solúveis em gordura são armazenados nos tecidos gordurosos do corpo e do fígado, de modo que você não precisa de uma ingestão diária de alimentos ricos em vitaminas lipossolúveis.

Uma comparação de vitaminas lipossolúveis e hidrossolúveis mostra que as primeiras são menos variadas. Além disso, quando som dissolvidas em água, as vitaminas solúveis em água são rapidamente perdidas no cozimento e excretadas na urina, enquanto as solúveis en gordura se acumulam no organismo, como uma reserva para tempos que não entram novas vitaminas.

Quais são as vitaminas lipossolúveis?

As vitaminas lipossolúveis são as vitaminas A, D, E, K e F. Essas vitaminas entram no corpo através da nutrição e as dietas equilibradas. Quando essas substâncias, juntamente com outras vitaminas solúveis em água e nutrientes estão em equilíbrio, o corpo está preparado para combater e prevenir muitas doenças.

Função das vitaminas lipossolúveis

Cada uma das vitaminas solúveis em gordura desempenha funções complementares que permitem a correcta operação tanto física como psicologica.

A vitamina A, também chamada retinol, é responsável por proteger a pele e a visão. Contribui também para a formação de enzimas do fígado e a produção de hormonas sexuais. A vitamina A é dada freqüentemente em suplementos dietéticos em pessoas com infecções respiratórias, problemas nos olhos ou da pele por suas propriedades reparadoras.

A vitamina A é encontrada em alimentos de origem animal, legumes, como cenoura e espinafre, manteiga, etc.

A vitamina D também é chamada calciferol, e é assim chamado porque contribui para a absorção de cálcio e fósforo. Estas propriedades absorventes fazem esta vitamina muito necessária para as crianças em idade de crescimento, por isso o leite é reforçado com esta vitamina. No entanto, a vitamina D é obtida automaticamente na pele pela exposição à luz solar.

Alguns alimentos ricos em vitamina D incluem sardinha, atum, margarina, ovos e queijos ricos em gordura.

A vitamina E, ou tocoferol, desempenha funções relacionadas com a produção de células vermelhas do sangue e a formação de tecido muscular. Considera-se também uma das suas principais funções a produção de hormônios masculinos e permitir a maturação do esperma e óvulos, assim que esta vitamina está relacionada com a favorecer a fertilidade. Ela também tem propriedades antioxidantes, que ajudam a regenerar tecidos e previne o envelhecimento celular. Também frequentemente usada para tratamentos de beleza.

Alguns alimentos ricos em vitamina E incluem óleo de girassol, milho e soja, nozes, coco, manteiga e outros alimentos gordurosos.

A vitamina K ou antihemorragica recebe este nome porque a sua função é a de contribuir para a coagulação do sangue. A vitamina K é normalmente presente no corpo. As suas deficiências são frequentemente associados com problemas na absorção de gorduras.

Alguns alimentos ricos em vitamina K são vegetais de folhas verdes, fígado, óleo e gema de ovo.

A vitamina F não é uma verdadeira vitamina solúvel em gordura, mas é referida como o conjunto de ácidos graxos essenciais que devem provir de alimentos externos porque não é produzido pelo organismo automaticamente. Eles cumprem as funções estruturais das membranas, são responsáveis pelo transporte de oxigênio, coagulação e nutrem células dérmicas. Esses ácidos são o famoso Omega 3 e Omega 6, que também servem para dispersar o colesterol, de modo que veias e artérias não sejam bloqueadas.

Excesso de vitaminas lipossolúveis

O excesso de vitaminas solúveis em gordura é prejudicial à saúde, por isso é necessário consultar a dosagem apropriada de acordo com sua própria história médica e, mais importante, não consumir suplementos dietéticos sem consultar um profissional de saúde de antemão.

As vitaminas solúveis som acumulandas no tecido adiposo e o fígado, de modo a que uma quantidade excessiva torna-se uma toxina para o corpo. Por exemplo, o excesso de vitamina A pode causar distúrbios ósseos ou sangramento em tecidos e o excesso de vitamina E produz distúrbios metabólicos. Também é sabido que a hipervitaminose D, uma doença que leva a perda de apetite, distúrbios digestivos, vômitos e constipação, é devido ao excesso de vitamina.

Artigos relacionados com Vitaminas lipossolúveis