A vitamina K, também referido fitomenadiona, pertence ao grupo das vitaminas que são dissolvidos em gordura, isto é, o grupo de vitaminas lipossolúveis.

Phytonadione tem uma subdivisão natural em K1 ou filoquinona, que entra no corpo através do consumo de vegetais verdes, óleos de fígado e vegetais; e K2 ou menaquinona que é produzida no corpo pela bactéria alojadas no intestino.
Além disso, uma vitamina K3 ou menadiona terceira chamada K, que funciona ao dobro da potência do acima. Esta variante é sintetizado em laboratório e para doentes incapazes de metabolizar adequadamente vitaminas K1 e K2 é fornecido.
Alimentos com vitamina K
Você pode encontrar a vitamina K em alimentos como vegetais de folhas verdes ( couve, espinafre cozido, acelga, salsa, alface ) ; vegetais como brócolis, couve-flor e repolho ; peixes, fígado, carne vermelha, ovos, cereais e frutas como kiwi e banana.
Aqueles alimentos que contenham vitamina K no corpo como a vitamina K1 . O K2, como a vitamina B12, é automaticamente processado no intestino pela ação bacteriana.
Um suplemento dietético sintetizado vitamina K1 ou filoquinona é a droga " Konakion " projetado para pessoas com hemorragia ou risco de hemorragia para melhorar a coagulação do sangue. Também é indicado em casos de problemas intestinais ou digestivos devido à má absorção fitomenadiona naturalmente.
Funções da vitamina K
Vitamina K atende principalmente funções relacionadas com a coagulação do sangue. Sem esta vitamina no sangue não pode coagular e múltiplas hemorragias internas ocorrer. Esta função, importante para o corpo, é o que lhe deu o pseudônimo antihemorragica vitamina.
Estudos recentes demonstraram que também podem desempenhar um papel importante na manutenção dos ossos dos idosos, com maior força. Isto é porque fitomenadiona proteína óssea precisa amadurecer, o que aumenta a densidade óssea e, assim, as fracturas são evitados.
Também do ponto de vista estético, fitomenadiona também contribui para a diminuição doenças vasculares que levam a olheiras. Sabe-se que a combinação de vitamina K, vitamina E e vitamina C aplicada em rampa olheiras despigmentação. Para beneficiar a circulação pode aliviar os olhos e reduzir as marcas e imperfeccionas pele.
A falta de vitamina K
Deficiência Fitomenadiona em adultos saudáveis é um fenômeno de muito baixa frequência. Isto ocorre em virtude da existência de muitos suportes alimentares vitamina K e também porque quando as vitaminas são solúveis armazenada no corpo para uso posterior. No entanto, quando há alterações na absorção da vitamina K e sintomas de deficiência são de coagulação deficiente, hemorragia espontânea e sangramento.
A maioria dos pacientes que faltam Fitomenadiona começar com sangramento de nariz, gengivas, períodos muito pesados , sangue na urina, fezes e produto hematomas pequenos arranhões.
A vitamina K na deficiência de recém-nascidos podem ser mais facilmente, especialmente em prematuros, naqueles que foram amamentadas e sua mãe tratados com anticonvulsivantes e, finalmente, bebês alimentados somente com leite materno, o que só tem uma proporção muito baixa de fitomenadiona.
Além disso, a absorção de realização recém-nascido é menor do que a de um adulto uma vez que o intestino colonizada por bactérias ainda que realizam o processo de produção de vitamina K2 .
Se não for controlada rapidamente deficiências fitomenadiona em recém-nascidos, isto pode acabar na doença hemorrágica do recém-nascido, que é caracterizada por sangramento nas fezes e na urina em torno do cordão umbilical e, muitas vezes, intracraniana. Estas hemorragias podem resultar em ferimentos graves para a vida e, por vezes, a morte.
O excesso de vitamina K
Vitamina K1 e K2 não parecem ter efeitos adversos devido a uma entrada excessiva no corpo. O K3 sintetizaram uma dose restrita. Consumo excessivo produz interferência com a função de um antioxidante. Isto faz com que as células não são protegidos contra danos e envelhecimento. A alta ingestão de vitamina K pode resultar em problemas de coagulação do sangue irregulares. Isto é porque a acumulação torna-se toxicidade no sangue, causando anemia e destruição de RBC.
O efeito negativo pode ser fatal, em recém-nascidos, uma vez que pode resultar em danos no fígado, anemia hemolítica e icterícia. Além disso, isso pode provocar problemas de coagulação do sangue devido a uma alteração nas moléculas de hemoglobina.
Artigos relacionados com Vitamina K
![]() | ![]() | ![]() |
Vitamina B1 | Vitamina B3 | Preparação de alimentos com vitamina C |