A vitamina B9 , mais vulgarmente conhecido como folato ou ácido fólico, é uma vitamina solúvel em água que é parte da família de vitaminas B
As vitaminas do complexo B ajudam a função adrenal e manter um sistema nervoso saudável, além de ser necessário para os processos metabólicos. O folato é encontrado naturalmente nos alimentos, enquanto que o ácido fólico é a forma sintética do folato.
Por que serve a vitamina B9 ?
Vitamina B9 é essencial para o crescimento e desenvolvimento humano, é necessário para o funcionamento dos nervos e do cérebro e pode ajudar a reduzir os níveis sanguíneos do aminoácido homocisteína ( elevados níveis de homocisteína foram ligadas a um risco aumentado de doença cardíaca e cerebrovascular ) acidente. O ácido fólico também pode ajudar a proteger contra o câncer de pulmão, cólon e câncer de colo uterino e pode ajudar a prevenir a perda de memória associada ao envelhecimento.
As mulheres grávidas têm uma maior necessidade de ácido fólico, pois ajuda o crescimento da placenta e do feto e ajuda a prevenir vários tipos de defeitos congênitos, especialmente do cérebro e coluna vertebral. As mulheres grávidas e mulheres em idade fértil devem ter um cuidado especial para obter ácido fólico suficiente.
A falta de vitamina B9
A deficiência tem sido associada a defeitos congênitos, baixo peso ao nascer, aborto, depressão, perda de memória e displasia cervical. Mulheres alcoólicas e mulheres grávidas têm um risco aumentado de vitamina B9 .
Dose diária recomendada de vitamina B9 em adultos
A dose diária recomendada (RDA) é de 400 microgramas para adultos. Recomenda-se que as mulheres que estão grávidas ou amamentando, consulte a quantidade diária recomendada de vitamina para eles com seu ginecologista B9 .
Dose diária recomendada de vitamina B9 em crianças
A dose diária recomendada para crianças de 0 a 6 meses é de 65 microgramas, 7 a 12 meses, 80 microgramas, entre 1 e 3 anos, 150 microgramas, entre 4 e 8 anos, 200 microgramas e entre 9 e 13 anos, 300 microgramas.
Alimentos com vitamina B9
Espinafre, verduras e legumes são boas fontes de vitamina B9 . Então, são produtos como suco de laranja e cereais e alguns producots assados fortificada. Outras fontes naturais de ácido fólico incluem aspargos, banana, melão, limão, legumes e leveduras.
Há riscos associados ao excesso de vitamina B9 ?
O ácido fólico tem poucos efeitos secundários, mesmo quando tomado em quantidades elevadas. Apesar de o próprio ácido fólico não é um problema, a tomar suplementos de ácido fólico podem mascarar os sintomas de anemia perniciosa, uma doença potencialmente fatal, que é causada por uma deficiência de vitamina B12 . Doses muito elevadas ( acima de 15.000 mcg ) pode causar problemas de estômago, distúrbios do sono, reações de pele e convulsões.
Considerações especiais
A absorção de ácido fólico suplementar é ligeiramente reduzida quando tomadas com alimentos. A absorção do ácido fólico pode ser reduzida em pessoas que consomem álcool em excesso, o uso de grandes quantidades de antiácidos, tomando antibióticos, tomar aspirina regularmente e em grandes doses ou tomar contraceptivos orais. Além disso, o ácido fólico, quando tomados em conjunto com a vitamina B12 pode aumentar o risco de mascarar uma deficiência de vitamina B12 subjacente. Aconselha-se precaução quando estas duas vitaminas são tomadas em conjunto.
Artigos relacionados com Vitamina B9
![]() | ![]() | ![]() |
Vitaminas hidrossolúveis | Preparação de alimentos com vitamina C | Vitamina B6 em alimentos |