A vitamina B3 ou Niacina faz parte do complexo de vitaminas B, portanto, está incluído na categoria de vitaminas solúveis em água.

As vitaminas solúveis em água se dissolvem na água e não se acumulam no corpo. Essas propriedades permitem que essas vitaminas B3, como outras vitaminas solúveis em água, sejam consumidas diariamente e em quantidade para evitar deficiências, porque muitas dessas substâncias são perdidas durante o cozimento.
Para o qual é a Vitamina B3?
A vitamina B3 também é chamada de "niacina" ou "ácido nicotínico". Algumas funções da vitamina B3 estão relacionadas aos processos metabólicos essenciais para que as células tenham energia suficiente e possam realizar seus processos específicos. Eles também são responsáveis pela restauração do DNA. Permite a produção de neurotransmissores, a síntese de hormônios e colabora no funcionamento saudável e completo do sistema nervoso.
A estrutura da niacina é C6H5NO2. No entanto, a estrutura da vitamina B3 inclui a derivada chamada nicotinamida, ou a niacinamida, com estrutura química é C6H6N2O. Este derivado cumpre diferentes funções da niacina no corpo.
As propriedades vitamina B3 são variadas. A niacina e a niacinamida são utilizados para diferentes tratamentos de saúde.
A niacina é usada em tratamentos de controle de colesterol, problemas de circulação sanguínea, dores de cabeça crônicas e parada de diarréia durante a cólera.
A niacinamida é utilizada em tratamentos de controle de diabetes, graças às suas propriedades facilitadoras na síntese de carboidratos. Também é usado em problemas dérmicos específicos e problemas dérmicos comuns, como a acne.
Além disso, ambos os derivados de vitamina B3, niacina e niacinamida, são utilizados em tratamentos de esquizofrenia, alucinações, Alzheimer, depressão, alcoolismo, edemas e degenerações cognitivas dos idosos.
Devido às suas funções no metabolismo das gorduras, proteínas e carboidratos, a niacina e a niacinamida são recomendadas para melhorar o sistema digestivo.
Em resumo, podemos dizer que a vitamina B3 cumpre funções na oxidação de carboidratos e proteínas, portanto, está envolvida na respiração celular. Além disso, ele funciona como um vasodilatador, pois seu consumo aumenta a circulação sanguínea.
Alimentos Vitamina B3
Os alimentos de vitamina B3 são principalmente produtos animais, como as vísceras (coração, rim e fígado), frango, carnes vermelhas, peixes, atum, leite e ovos. Você também pode encontrar vitamina B3 em alimentos de origem vegetal, como brócolis, tomates, espargos e bananas. Finalmente, produtos integrais, legumes e nozes também contribuem para uma dieta rica em niacina e niacinamida.
A vitamina B3 e a vitamina B5, ambas são envolvidas em a síntese e a degradação do colesterol e dos ácidos gordurosos.
A vitamina B9, ou ácido fólico envolvido no metabolismo do DNA e do RNA, também pode ser encontrada em alguns produtos, como ovos e leite, além de sintetizar proteínas e produzir glóbulos vermelhos necessários de modo que o corpo é resistente a diferentes doenças.
A vitamina B4, agora chamada adenina como uma vitamina falsa, é um componente do DNA e também desempenha um papel na formação de glóbulos vermelhos para a circulação sanguínea adequada. Como a vitamina B3, pode ser encontrada no fígado, grãos integrais, fermento de cerveja, etc.
Veja mais alimentos ricos em vitamina B3.
Deficiência de vitamina B3
O corpo é capaz de produzir niacina através de um aminoácido que entra no corpo juntamente com o consumo de proteínas, chamado "triptofano". Essa autonomia produz que as deficiências de niacina ou niacinamida são muito raras entre a população média. No entanto, nos casos em que há colesterol alto ou acne (ou problemas dérmicos em geral), recomenda-se um maior consumo.
Na América Latina, os maiores casos de doenças causadas pela falta de vitamina B3 devido a uma dieta baseada em milho, alimentos que não fornecem niacina ao organismo ou proteínas para produzir vitamina B3. A doença é chamada de Pellagra, e manifesta-se com dermatite, diarréia e demência.
A pelagra foi uma doença bastante freqüente durante os primeiros anos do século XX. Atualmente, a maioria dos alimentos são reforçados com niacina e outras vitaminas. Isso levou à eliminação quase completa da pelagra no oeste.
Você pode dizer que aqueles que estão em maior risco de ficar doente devido à falta de Vitaminas B3 são aqueles que mantêm uma dieta pobre e alcoólatras.
Uma dieta equilibrada evita doenças devido à deficiência de vitamina B3. Seu excesso também é prejudicial, pois causa problemas no fígado se consumido excessivamente por longos períodos.
Artigos relacionados com Vitamina B3
![]() | ![]() | ![]() |
Vitaminas hidrossolúveis | Vitamina E | Preparação de alimentos com vitamina C |