Vitamina B2

As Vitaminas

Todas as vitaminas, minerais e comida onde encontrar vitaminas.

A vitamina B2, também conhecida como o riboflavina, é uma vitamina hidrossolúvel, isso significa que pode ser dissolvido em água.

Imágen de vitamina B2

É o protagonista de importantes processos enzimáticos intimamente relacionados à respiração celular, e também participa da síntese de ácidos graxos.

Como um bom membro da família da vitamina B (vitamina B1, vitamina B3, vitamina B5, vitamina B6), é um componente indispensável para a saúde da pele e também das mucosas do corpo. Também relacionada com a actividade ocular, uma vez que fornece o oxigénio apropriado para a córnea para que ele possa funcionar correctamente e evitar doenças da vista.

A sua cor característica é amarela, portanto a vitamina b2 também é chamada de riboflavina, que em latim significa amarelo. O corpo absorve-o muito facilmente, e as pequenas partes dele que permanecem no organismo são retidos no fígado e nos rins.

Propriedades da vitamina B2

A vitamina B2 é muito necessário no processo de criação de enzimas que, em seguida, ajudam na libertação de energia que contêm gorduras, hidratos de carbono e proteínas ingeridas com alimentos. Graças a este processo, a riboflavina fornece a energia necessária para que as células do corpo funcionem.

Como dissemos acima, é solúvel em água. Também é de grande importância para o crescimento, para a reprodução celular e para a geração de glóbulos vermelhos saudáveis. A vitamina b2 é responsável por manter a saúde e a força das unhas, cabelo e também a pele.

Ao intervir no sistema nervoso, a Riboflavina garante o funcionamento correto de algumas células do sistema nervoso, portanto, acredita que pode até favorecer a memória. Um estudo foi feito em pessoas mais velhas, e aqueles com níveis de vitamina B2 são aqueles com a melhor memória e status neurológico. Também provou que a ingestão de riboflavina ajuda a superar enxaquecas.

Alimentos com vitamina B2

A vitamina B2 em alimentos pode encontrá-lo em três maneiras, no animal, vegetal e também pelos suplementos dietéticos.

Nas fontes de origem animal, o alimento que possui a maior quantidade de riboflavina na sua composição é leite e seus derivados. Além disso, também podemos encontrá-la em vários tipos de carnes, como carne bovina, porco, cordeiro e peixe. Uma boa fonte de vitamina b2 também pode ser o fígado ou as vísceras de animais.

Dentro das plantas, podemos encontrar riboflavina no espinafre, aspargos, amendoim, abacate, abacate, leveduras, fungos, gérmen de trigo e grãos integrais. Lembre-se que, se o cereal for refinado, ele perde toda a sua quantidade de vitamina b2.

Veja mais alimentos ricos em vitamina B2.

Vitamina b2 e medicamentos

Se vamos consumir Riboflavina, temos que levar em conta que, em alguns casos, isso pode fazer algum tipo de reação com os medicamentos. Portanto, é melhor tomar precauções e ler abaixo para saber quais as precauções que devemos tomar.

Se estamos tomando medicação para a doença depressiva, vamos ter cuidado. Verificou-se que os medicamentos antidepressivos podem reduzir a quantidade de riboflavina que temos no corpo. De qualquer forma, ele faz em quantidades bastante pequenas, mas é um fato a considerar.

O Probenecid pode aumentar a quantidade de vitamina b2 no corpo. Ainda não se sabe se isso deve ser preocupante, mas a realidade é que este medicamento produz um aumento de riboflavina e é melhor estar alerta para qualquer coisa.

Deficiência de vitamina B2

Se o nosso corpo tiver uma falta de riboflavina, que muitas vezes pode ser causada por medicamentos de determinadas doenças ou mesmo de contraceptivos, temos que ficar alerta como uma série de sinais que nos darão um sinal de que falta algo.

A falta pode ocorrer por várias razões, incluindo tomar um medicamento que produz uma reação com a riboflavina, o uso de contraceptivos orais, estar em uma dieta sem leite ou uma dieta totalmente vegetariana, fazendo muito exercício físico ou mesmo se tivermos algum problema de absorção intestinal, isso também pode causar deficiência de vitamina B2.

A falta de Riboflavina pode causar úlceras na boca e nos lábios, uma dificuldade para curar feridas, pele oleosa e oleosa, dermatite, olhos inflamados vermelhos e irritados, anemia e também fraqueza muscular.

Artigos relacionados com Vitamina B2