Vitamina B12

As Vitaminas

Todas as vitaminas, minerais e comida onde encontrar vitaminas.

A vitamina B12, ou também conhecida como cobalamina, é uma das vitaminas essenciais que qualquer organismo humano precisa. Isso interfere na síntese de hemoglobina e também ajuda no desenvolvimento das células, pelo que sua importância no nível orgânico.

Imágen de vitamina B12

A vitamina B12 é um componente do metabolismo corporal e humano, e esta vitamina não pode ser tomada por via oral em alimentos vegetais, uma vez que nenhuma planta existente a contém. Sim, podemos encontrá-los em alimentos de origem animal, já que o corpo do mesmo animal já sintetizou vitamina B12.

Cobalamina ou vitamina B12 é armazenada principalmente no fígado humano, e em poucas palavras o metabolismo é usado como o corpo requer. As quantidades que as reservas hepáticas de vitamina B12 podem durar por um período de 3 a 5 anos em nosso corpo. A vitamina B6 é essencial para o bom funcionamento da cobaltina, uma vez que a vitamina B6 ajuda a absorver a vitamina B12.

O que é o uso da vitamina B12

Vitamina B12 ou cobalamina funciona como uma coenzima em várias das funções metabólicas do corpo, incluindo, por exemplo, metabolismo de gordura, carboidratos e síntese protéica. Também é indispensável para a formação de nossos glóbulos vermelhos, para a regeneração de todos os tecidos e crescimento corporal.

Além disso, a vitamina B12 é também essencial para o bom desenvolvimento do sistema nervoso, como mantém bainha de mielina saudável das células nervosas e também observado que participa na síntese de neurotransmissores.

Para adicionar dados ao registro médico, a vitamina B12 também é necessária para a transformação de ácidos graxos em energia, por isso é muito necessário porque sem ele podemos sofrer de fadiga constante. Também ajuda a manter as reservas de energia nos músculos. Curiosamente, muitos também usam isso para remover os restos de álcool após uma noite de consumo excessivo. A vitamina B12 absorve rapidamente álcool, por isso ajuda a prevenir ou diminuir o impacto da ressaca após o alcoolismo.

Vitamina B12 em alimentos

Como dissemos antes, a vitamina B12 não pode ser encontrada em fontes vegetais, legumes ou frutas, uma vez que é uma vitamina que metaboliza o próprio corpo, não é encontrada externamente.

A vitamina B12 pode ser encontrada em alimentos de origem animal, onde já foi metabolizado no fígado do animal. alimentos com vitamina b12 pode ser carnes de órgãos como fígado, rins, e geralmente em todos os produtos de origem animal, quer ovos, leite, cortes de carne e frango e peixe como atum e sardinha.

O ser vegetariano, a vitamina b12 pode estar em deficiência no corpo, por isso é recomendado para participar de um médico para prescrever suplementos de alimento correto que irá suprir a necessidade de ingestão de vitamina b12.

Excesso de vitamina b12

Atualmente, não há evidências ou evidências que demonstrem que o excesso de consumo de vitamina B12 pode ser prejudicial ou tóxico para o organismo. Os seus riscos de toxicidade são incrivelmente baixos, por isso não gera problemas.

De qualquer forma, é sempre aconselhável seguir o consumo recomendado pelos médicos da vitamina B12 para evitar qualquer tipo de inconveniência. As deficiências e os excessos nunca se revelam bons em qualquer caso, então, embora a vitamina B12 tenha baixos níveis de toxicidade, é melhor tomar precauções.

Deficiência de Vitamina B12

Se tivermos uma dieta variada e equilibrada, não devemos sofrer de falta de vitamina B12, pois existem vários alimentos que a contêm em sua composição. De qualquer forma, pode ser que, em determinadas situações, enfrentemos uma situação em que vemos a baixa vitamina B12, e isso pode ser um problema.

Os efeitos colaterais que podem ocorrer devido à deficiência de vitamina B12 são vários. Estes incluem uma produção de glóbulos vermelhos muito fraca, como a deficiência de vitamina B6 e anemia perniciosa, que às vezes pode ser confundida com uma deficiência de ácido fólico porque são muito semelhantes. Além disso, pode causar uma síntese defeituosa de mielina neuronal, que pode afetar nosso sistema nervoso.

Além disso, com baixa vitamina B12 pode produzir dormência corporal e sensação de formigamento. Também pode causar problemas menstruais, feridas na língua e corações estranhos nas mãos e nos pés. Portanto, aqueles que não consumem alimentos de origem vegetal devem cuidar dos níveis de vitamina B12 e consultar o médico para que receba medicamentos para evitar problemas de saúde.

Artigos relacionados com Vitamina B12