Vitamina B1

As Vitaminas

Todas as vitaminas, minerais e comida onde encontrar vitaminas.

A vitamina b1, ou também popularmente conhecida como tiamina, é um composto solúvel em água, mas não pode ser dissolvido em elementos alcoólicos.

Imágen de vitamina B1

A vitamina b1, bem como a vitamina b2 desempenha um papel indispensável nas funções metabólicas do corpo, uma vez que é um dos principais protagonistas da síntese de carboidratos no corpo que nos permite ter energia.

A estrutura da vitamina b1 consiste em duas estruturas cíclicas conectadas, um anel de pirimidina com um grupo amino e um anel de tiazol de enxofre ligado à pirimidina por uma ponte de metileno.

Propriedades da vitamina b1

A tiamina é o principal protagonista da síntese e metabolização dos carboidratos, uma vez que as enzimas envolvidas neste processo requerem vitamina B para realizá-lo. É por isso que, entre as funções da vitamina b1, a propriedade que mais se destaca na vitamina b1 é manter nossos níveis de energia do nosso corpo.

Também participa da absorção de glicose pelo sistema nervoso. Este processo envolve vitamina b1, então quando nos deparamos com uma pessoa com deficiência de tiamina pode estar sofrendo de falta de coordenação ou formigamento no organismo como sinal de que o sistema nervoso não está funcionando otimamente. A vitamina B1 é essencial para que o cérebro possa absorver toda a glicose adequadamente e o sistema nervoso funciona de acordo.

A tiamina também influencia as questões relacionadas à visão e à saúde dos olhos, razão pela qual sua deficiência também pode causar doenças como o glaucoma.

Estudos demonstraram que a vitamina B1 ou a tiamina podem ajudar a prevenir a doença renal em pessoas com diabetes tipo 2. Ao tomar doses elevadas desta vitamina, a quantidade de albumina que é depositada na urina de pessoas diabéticas foi vista em baixo A albumina é um indicador de danos nos rins.

Vitamina B1 como antimosquitos

Como todo o complexo de vitamina B, tiamina ou vitamina B1 ajuda a saúde correta dos tecidos e, portanto, favorece a epiderme. Portanto, se sofremos de picadas de mosquito, mas temos um bom conteúdo de vitamina tipo B no corpo, certamente sofreremos menos. Os mais recomendados para a pele saudável são a vitamina b1, b6 e b12. A vitamina B12 sintetiza nosso próprio fígado, mas a vitamina B6 pode ser encontrada nos alimentos.

Por outro lado, ainda não foi provado, mas eu vim estudar a possibilidade de que os suplementos de tiamina possam repelir os mosquitos. A vitamina B1 é uma das poucas que são eliminadas através do suor, e os especialistas dizem que esses insetos irritantes não gostam do cheiro de tiamina. Por este motivo, a eficácia de tomar comprimidos de vitamina B1 como método alternativo e interno para combater mordidas de mosquitos está sendo discutida.

Vitamina b1 em alimentos

A vitamina B1 nos alimentos está bastante presente. É muito fácil de encontrar, por vezes, não é necessário levá-lo como um suplemento dietético, mas com uma dieta equilibrada e equilibrada e vamos ingerir as quantidades certas de vitamina b1.

No reino animal, podemos encontrar tiamina em todos os cortes de carnes, tanto em vacinas, como em frango, em peixe e até em carne de porco. Se tivéssemos que escolher cortes que tenham mais vitamina B1, os cortes recomendados seriam carne de porco e fígado de carne bovina, ambos tiveram uma quantidade mais do que razoável dessa vitamina.

Por outro lado, no mundo das plantas, as melhores fontes de tiamina podem ser consideradas as nozes que também contêm vitamina b3, mas, em geral, a vitamina b1 está bastante presente na maioria das frutas e vegetais. Novamente, se tivéssemos de escolher, preferiria escolher nozes, grãos inteiros e seus derivados, ervilhas, laranjas, batatas, couves de Bruxelas, espargos. Se os grãos que consumimos são refinados, então devemos fornecer vitamina b1 com outro alimento, pois no processo eles perdem todos os seus conteúdos.

Veja mais alimentos ricos em vitamina B1.

Falta de vitamina b1

Como uma vitamina solúvel em água, a toxicidade de tiamina geralmente não está presente. À medida que se dissolve na água, todos os seus excessos acabam sendo eliminados através da urina, o que torna a vitamina b1 não perigosa.

No entanto, é aconselhável seguir as instruções médicas e concentrar-se na ingestão diária sugerida pelos médicos, uma vez que em alguns casos e em algumas pessoas o excesso especialmente exagerado de tiamina pode produzir sintomas como dores de cabeça, reações alérgicas ou fadiga músculos.

Artigos relacionados com Vitamina B1