A vitamina A, também conhecida como retinol, é uma vitamina solúvel em gordura e sua principal função é colaborar na formação e manutenção adequada dos ossos, da pele e também dos dentes, por isso torna-se totalmente essencial para o corpo humano.

Também é conhecida como retinol porque gera pigmentos que ajudam o funcionamento da retina, por isso também é benéfica para a visão.
Propriedades de vitamina A
Se há algo que favorece uma quantidade razoável de retinol em nosso corpo, é que melhora a visão e nos ajuda a ver muito melhor no escuro. A vitamina E e a vitamina B1 também são benéficas para a visão, de modo combinado produzem um efeito ainda melhor.
É um elemento fundamental para ter uma pele saudável e saudável e prevenir qualquer tipo de afecção da pele relacionada à sensibilidade. Suas contribuições na pele são semelhantes às da vitamina b. Graças ao seu alto conteúdo de betacarotenos que atuam em nosso corpo como antioxidantes, o retinol evita doenças do tipo degenerativo.
O retinol também ajuda no processo de formação de mucosas do corpo, tecidos moles, ossos, dentes e, claro, a pele. Além disso, é essencial ao nível do desenvolvimento celular e reparo de células mucosas, epitélio, pele, visão, unhas e cabelos.
Ao nível do sistema imunológico, o retinol é muito importante para prevenir doenças infecciosas, especialmente aquelas do sistema respiratório, porque cria barreiras que impedem a passagem de certos microorganismos bacteriológicos.
Sua importância também pode se refletir em suas funções antioxidantes, uma vez que atrasa o envelhecimento celular e, portanto, evita alguns tipos de câncer graças aos seus antioxidantes naturais que protegem o DNA da sua ação mutagênica. Esta função pode ser complementada pela vitamina C, que graças ao seu alto teor de colágeno também ajuda a proteger o corpo e curar feridas mais rapidamente.
A vitamina A nos alimentos
Existem inúmeros alimentos que contêm vitamina a ou retinol no mundo, e é fundamental ter uma ingestão responsável do mesmo que estamos bem conscientes de quais são os que tem que tomar consciência e começar a consumir aqueles que gostamos.
Dentro do mundo animal, os alimentos que contêm vitamina A são principalmente produtos lácteos, ovos e algumas carnes. Entre as carnes, as principais fontes de vitamina A são fígado de vaca, fígado de bacalhau e fígado de frango. Dentro de leite, todas as lâminas de vacina possuem retinol, mas é mais aconselhável consumir leite desnatado e fortificado.
A vitamina A em alimentos de planta é basicamente encontrada em todas aquelas cores amarelas, vermelhas e verdes, tal como a vitamina k. Entre eles, podemos citar cenouras, batatas doces, abóbora, abóbora, pimentão, espinafre, alface, brócolis, couve de Bruxelas, tomates, espargos, damasco, pêssego, melão, mamão e manga.
Veja mais alimentos ricos em vitamina A.
Vitamina A e Acne
A deficiência de retinol e vitamina E está intimamente relacionada com a acne. Retinol é uma das substâncias fundamentais para o desenvolvimento correto da pele, portanto, quando temos essa condição de pele, a deficiência de vitamina não é benéfica.
Se algumas pessoas sofrem com esse problema tedioso, a acne, é aconselhável incorporar vitamina A na dieta através dos alimentos mencionados acima, tomar um suplemento dietético que inclua retinol e aplicá-lo sempre que possível de forma tópica no pele. Isso ajudará a regular o sebo que nosso corpo produz, e melhorará visivelmente esse problema comum.
Excesso de vitamina A
Quando temos uma ingestão exagerada, uma sobredosagem ou simplesmente um depósito anormal de vitamina A ou retinol em nosso corpo, isto é conhecido como hipervitaminosis A.
Os sintomas que podem nos alertar que estamos enfrentando intoxicação por retoxol são vários, mas entre eles os principais que podemos chamar e os mais comuns são anorexia, perda excessiva de peso em pouco tempo, vômitos e náuseas, visão turva, irritabilidade, alopecia ou perda de cabelo, dores de cabeça severas, insônia e especialmente fraqueza muscular e fadiga.
Naturalmente, se nos enfrentarmos a uma alta ingestão de retinol, também podemos observar outros efeitos adversos como problemas do fígado, uma densidade óssea visivelmente diminuída, distúrbios no sistema nervoso central e se isso ocorrer em uma fase de gravidez também pode ocorrer malformações em o feto.
Falta de vitamina A
Embora o consumo excessivo de alimentos que contenham vitamina ou retinol seja prejudicial para a saúde, também é prejudicial se a falta dele em nosso corpo e não o ingerimos nas quantidades recomendadas.
Ao nível ou visão dos olhos, não entrando no corpo, as quantidades necessárias de vitamina A podem causar cegueira crepuscular, ou seja, diminui a capacidade visual quando chega a noite. Uma sensibilidade extrema à luz, secagem dos olhos e mesmo úlceras nas córneas podem se desenvolver.
Outras fontes de vitamina A: Beta caroteno
O beta caroteno é uma substância que se apresenta em frutas e vegetais, dá a cor laranja ou vermelha típica de algumas delas, laranjas, tomates ou beterraba entre outros. Este pigmento é transformado em vitamina A e é um poderoso antioxidante que retarda as células do envelhecimento.
As fontes de betacaroteno são alimentos como abóbora, cenouras, batatas doces, melão, melão, abobrinha, damasco, toranja, brócolis, espinafre e a maioria dos vegetais de folhas verdes. Esses vegetais, fontes de beta-caroteno não têm gordura ou colesterol. Quanto maior a intensidade de cor da fruta ou vegetal, maior o teor de beta-caroteno.
Artigos relacionados com Vitamina A
![]() | ![]() | ![]() |
Vitamina B1 | Vitaminas hidrossolúveis | Vitamina K em alimentos |